sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ALUNOS DA ESCOLA EM AULA DE CAMPO: PERCORRENDO CAMINHOS DA HISTÓRIA DE NATAL

A valorização da História local, no sentido de levar o aluno a resgatar sua própria historicidade.






Tendo em vista que o ensino de História deve estar relacionado com a história do aluno para que ele se veja como participante do processo histórico.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

NA ONDA DA CRÔNICA


Estão de parabéns o professor Ladmires Carvalho, de Língua portuguesa e Literatura e a aluna Taiana Novais, do 1ºano A,vespertino, da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, pela classificação para a semifinal das Olimpíadas da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010.

A semifinal acontecerá na cidade de Curitiba no Paraná e contará com a participação de apenas 125 textos na categoria crônica, gênero no qual concorre a aluna, dentre os mais de 17 mil inscritos em todo o país.

A originalidade do trabalho da aluna de 15 anos pode ser apreciada abaixo. Enquanto isso, ficamos na torcida para que ela avance para a grande final que acontecerá em Brasília no final de novembro.
.

Conheça os finalistas na categoria crônica e veja o vídeo de encerramento



veja  no BLOG CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL II RELATO DO PROFESSOR LADMIRES E A CRÔNICA:QUANDO O AMOR FLORESCE DE UM IPÊ

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ALUNOS VISITAM O MUSEU CÂMARA CASCUDO

VISITAMOS O MUSEU PARA OPORTUNIZAR :

Reflexão sobre o passado através de sua representação no momento presente


Trabalhar com a temática da formação econômica e cultural do nordeste Brasileiro

Diálogos transdiciplinares



terça-feira, 21 de setembro de 2010

HISTORIA VIVA:Avatar, fábula anticolonialista


O BLOG DA REVISTA HISTÓRIA VIVA NOS TRÁS ESTA EXCELENTE MATÉRIA PARA SER TRABALHADA COM NOSSOS ALUNOS

Avatar, fábula anticolonialista
Basta fazer um teste: substitua “Pandora” por “América”, “África” ou “Oceania”; “na’vi” por “incas”, “maias”, “astecas”, “guaranis”, “moicanos”, “iorubás”, “malinkés”, “ibos”, “haussás”, “sussus”, “zulus” ou “maoris”; “povos do céu” por “portugueses”, “espanhóis”, “ingleses”, “franceses”, “holandeses” ou “americanos”.

A PARTIR DESTA PERSPECTIVA E DO USO INTEGRADO DAS MÍDIAS, A PROFESSORA VERBENA, TRABALHA COM OS ALUNOS A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA.
CONSIDERAÇÕES DOS ALUNOS : veja nos comentários

sábado, 28 de agosto de 2010

HÁBITO DA ESCRITA

O Hábito da Escrita

Vejam só as descrições produzidas por duas alunas do 1º ano A do turno vespertino da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado. Dentre outras redações, as de Lidiane Cavalcante da Silva e Ana Paula Costa de Lima foram escolhidas por terem captado com eficiência a proposta de redação descritiva, assunto estudado que norteou a atividade.
A redação de Lidiane, que na verdade é um poema, foi baseada na seguinte proposta: “ Levando em consideração a música ‘Você é Linda’, de Caetano Veloso, escolha um dos seguintes temas e redija uma descrição em verso, procurando utilizar-se dos mesmos recursos expressivos observados na mesma. Sugestões de temas: a) Meu bem, meu amor; b) Meu melhor amigo; c) Uma pessoa inesquecível ou d) Um operário”.
Lidiane escolheu o primeiro tema e veja como ficou:

Meu bem, amor meu

Eu sem você
É como a praia sem sol,
É como o céu sem a lua,
É como o macarrão sem molho,
É como um celular sem créditos,
É como um relógio sem pilha,
Meu bem, amor meu.

Você é lindo,
Você é mais perfeito
Que uma galinha botando ovo,
Você é mais bonito que fogos
de artifício na entrada de Ano Novo,
Meu bem, amor meu.

Eu te amo!!!
Eu te adoro
Mais que um gol do Brasil contra a rival Argentina
Aos 45 minutos do 2°tempo numa final de Copa do Mundo,
Meu bem, amor meu. (Lidiane Cavalcante)

Já a aluna Ana Paula escreveu um texto em prosa sobre a seguinte proposta: “Imagine a seguinte situação: você é um crítico teatral e participa da cerimônia religiosa de um casamento. Por força da profissão, entretanto, você não consegue ver o casamento como um ritual cerimonioso e sério, mas sim como um espetáculo teatral. Elabore uma descrição da cena do casamento sob esse ponto de vista e, se possível, com uma boa dose de humor. Veja como ela escreveu:
O estranho casamento

“Num belo dia de sábado fui convidada a participar de uma cerimônia religiosa que iria acontecer no domingo.
Quando cheguei à igreja notei que não havia flores na decoração, mas sim sol e estrelas penduradas em todos os bancos. Tudo bem, não dei muita importância aquele fato, mas quando olhei para a porta percebi que não era o noivo que havia chegado cedo, mas sim a noiva.
Após algumas horas, o noivo chegou com cara de sono e calçado com havaianas. Naquele momento, percebi que não era uma cerimônia normal. Na hora do sim, o noivo começou a chorar e a noiva a rir. Os convidados ficaram pasmos com aquela cena.
Até que enfim terminou a cerimônia, o noivo e a noiva saíram primeiro, mas quando olhei estavam jogando feijão preto nos noivos e não arroz como é de costume. Os noivos foram de carroça para a lua de mel e não de carro ou limousine como também sempre foi de costume.” (Ana Paula Costa – 1º ano “A”)
Toda a atividade foi norteada pelo livro didático que o professor Ladmires Carvalho (Português/Literatura) utiliza em sala de aula: “Português Linguagens de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães”. É o incentivo à escrita fazendo a diferença na sala de aula.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

POESIAS


PONTA NEGRA
Ponta Negra de mata virgem
Bela e linda Ponta Negra
Ponta de garoto e garota inocente
Deus foi o autor de tudo isso.
Bate uma tristeza no coração de Deus
Quando vê a prostituição explodir
Deus ama as meninas e os meninos de
Ponta Negra
Moacir José do Nascimento
O tempo
O tempo passa de acordo com a velocidade que as lágrimas
Caem no meu rosto e secam, tristemente, devagar...
As lágrimas traduzem
Todo o sentimento que estava preso em meu coração.
Se choro é porque gostei muito de você
Se não tivesse gostado tanto
Talvez não precisasse cair nesse abismo
Abismo em que me encontro
Procurando definições e sentimentos sinceros
Talvez seus ou quem sabe meus... (Felipe José 2º A)


Quem fez?
Quem criou a terra?
Quem criou o universo?
Quem criou as plantas?
Quem criou as árvores?
E quem me fez?
Deus criou a terra, para você habitar.
Deus criou o universo, para nele você se diferenciar.
Deus criou as plantas, para você as cuidar.
Deus criou as árvores, para nelas você descansar.
E Deus me fez, para te amar. (Matheus Santana 2ºA

sábado, 10 de julho de 2010

LEITURAS INTERESSANTES :REVISTA HISTÓRIA VIVA

A proposta vai ao encontro das tendências historiográficas atuais,onde segundo Silva ( 2003,p.5),apontam no sentido de o historiador investigar os mais diversos temas, valorizando aqueles que comumente não eram pesquisados, porque não abordavam os grupos sociais vencedores ou porque não se encaixam nas grandes visões processuais da história, que encadeiam épocas e ações humanas. Assim, hoje são estudados temas como: a mulher, os bandidos, as crianças, os loucos, os operários, os negros, os índios. Ou temas como: as vestimentas, as comidas, o casamento, o lazer, a morte, a literatura, a arte, a música, a sexualidade, as fotografias, as representações da natureza, a habitação e, mas geralmente ligados aos costumes, ao cotidiano.


De onde veio... o pão





2.500 anos de prostituição

Da Antiguidade greco-romana às cortes francesas do Século das Luzes, conheça o misterioso universo do sexo pago e entenda como um tabu da cultura ocidental diz mais sobre os homens do passado do que se pode imaginar

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ENSINO DE ARTES NO CONTEXTO DA COPA

Você sabia que a Copa surgiu para curar as feridas da Primeira Guerra
Eleito presidente da FIFA em 1921, Jules Rimet tinha o projeto de usar o futebol para aproximar os povos após o conflito. Em 1930, o sonho se tornou realidade: há 80 anos nascia o evento esportivo mais popular do mundo


Não podemos deixar de ver a Copa do Mundo na África do Sul como um momento para oportunizar ao aluno reflexões sobre o apartheid e o papel do grande líder Nelson Mandela neste processo. Na guerrilha, na prisão e na Presidência do país, ele deu um basta à segregação entre brancos e negros.

ALUNOS DA PROFESSORA LILIAN EM RITMO DE COPA, NAVEGAM NA INTERNET PESQUISANDO CURIOSIDADES DO CONTINENTE AFRICANO.


A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana .
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.

De 1948 a 1993/1994, a estrutura política e social é baseada no Apartheid, o sistema legalizado de discriminação racial que manteve o domínio da minoria branca nos campos político, econômico e social.
Principais feriados nacionais sul-africanos
- 27 de Abril: Dia da Liberdade (comemorada as primeiras eleições livres após o apartheid



- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o apartheid


- 24 de setembro: Dia da Hereditariedade (comemorada a diversidade cultural e étnica


O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas, por vezes ocupando partes do "Continente Negro" por largos períodos. A estrutura atual de África, no entanto, é muito recente – meados do século XX – e resultou da colonização européia


Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

NTE- APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


Acredito que podemos inserir as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar na medida em que as encaramos como um desafio que passa primeiramente, pela busca da formação docente, pelo conhecimento das especificidades e potencialidades dessas mídias, entendendo que temos que trazer essa realidade para espaço escolar com qualidade, integrando-as ao currículo escolar com projetos que leve o nosso alunado a pôr a mão na massa objetivando um saber contextualizado, a formação de competências que levem a contextualização do saber, a dar sentido ao que aprendizado, aplicando-as em situações reais da vida. Segundo Pedro Demo, não devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CURIOSIDADES REFERENTES AO 1º DE MAIO PESQUISADAS POR ALUNOS DA ESCOLA




No dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, como forma de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Esta lista vai mostrar algumas curiosidades relacionadas ao Dia do Trabalho.

Esta atividade nos oportunizou um momento de aprendizagem por descoberta, como também, uma reavaliação e reflexão acerca das potencialidades dos sites disponíveis na Internet que nos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Encontramos material para as mais diversas áreas educacionais .
VOCÊ SABIA QUE:

A palavra trabalho tem sua etimologia na palavra latina "TRIPALIUM", que na Roma antiga era um instrumento de tortura empregado nos castigos a escravos e aos que não pagavam seus impostos.

Se pararmos pra refletir, perceberemos que, o modelo de produção empregado no sistema capitalista, não passa de uma "tortura" mesmo, e isso não se restringe só a mão-de-obra, mas também aos consumidores.



Há 2.000 anos, os romanos realizavam no dia 1º de maio rituais para as deusas Flora e Maia, seres femininos relacionados às flores e aos cereais. As cerimônias anunciavam a chegada da primavera na Europa. Nem mesmo os escravos trabalhavam nesse dia.

- Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horária pela qual eram submetidos - 13 horas diárias. A proposta era reduzir para 8 horas diárias, como é hoje (geralmente...).


- Além da diminuição da carga horária, os trabalhadores também exigiam descanso semanal remunerado e um período anual de férias, direitos trabalhistas que ainda não existiam na época.

- A escolha da data de 1° de maio ocorreu para homenagear os trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos. No entanto, as mortes só passaram a ocorrer a partir do dia 03 de maio.

- Apesar da escolha da data ter sido feita por membros da Segunda Internacional Socialista, os oito organizadores das manifestações eram militantes anarquistas, não socialistas.

- Os organizadores das manifestações foram denominados Mártires de Chicago. No monumento erguido a eles, estava o seguinte epíteto: "Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam".



- Em 23 de Abril de 1919, o senado francês proclamou feriado nacional no dia 1° de Maio. Em 1920, foi a vez da União Soviética. Aqui no Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925.

- Os Estados Unidos não comemoram o Dia do Trabalho no dia 1° de maio, e sim na primeira segunda-feira de setembro. Na Austrália comemora-se a data em duas ocasiões: na parte ocidental, em 04 de março e, na parte meridional, em 07 de outubro.
.
- Mesmo sendo um feriado nacional no Brasil, a Bahia ficou 55 anos sem comemorar a data porque os governantes acreditavam que era uma contradição não trabalhar no dia do Trabalho (hehehe).

sábado, 8 de maio de 2010

A PENA DE MORTE E A CONDIÇÃO FEMININA ATRAVÉS DOS TEMPOS E DOS ESPAÇOS

A idéia de trabalhar com este tema partiu de uma série de questionamentos em sala de aula, referente a sentença de morte por apedrejamento de Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada por adultério, pelo governo iraniano.A problematização do tema nos levou ao estudo das mudanças e permanências através dos tempos e dos espaços.Para isso recorremos as mais diversas fontes de pesquisa:
Entenda o caso da condenada à morte por apedrejamento no Irã


Ser mãe na Colônia: a condição da mulher sob o aspecto da maternidade irregular (séc. XVII e XVIII)

EM BREVE PUBLICAREMOS O RESULTADO DA PESQUISA
ACEITAMOS SUGESTÕES....

domingo, 4 de abril de 2010

A valorização da História local, no sentido de levar o aluno a resgatar sua própria historicidade.

DATAS COMEMORATIVAS E IMPRENSA : a construção de uma memória republicana no Rio Grande do Norte (1890-1896)


A professora de História Verbena Nidiane , presenteia a escola com a sua relevante pesquisa sobre os primeiros anos da República no Rio Grande do Norte. Em sua pesquisa, DATAS COMEMORATIVAS E IMPRENSA : a construção de uma memória republicana no Rio Grande do Norte (1890-1896) a autora usa os jornais como fonte e objeto de pesquisa por compreender que a imprensa foi um instrumento de manipulação de interesses e de intervenção social.