quarta-feira, 9 de junho de 2010

ENSINO DE ARTES NO CONTEXTO DA COPA

Você sabia que a Copa surgiu para curar as feridas da Primeira Guerra
Eleito presidente da FIFA em 1921, Jules Rimet tinha o projeto de usar o futebol para aproximar os povos após o conflito. Em 1930, o sonho se tornou realidade: há 80 anos nascia o evento esportivo mais popular do mundo


Não podemos deixar de ver a Copa do Mundo na África do Sul como um momento para oportunizar ao aluno reflexões sobre o apartheid e o papel do grande líder Nelson Mandela neste processo. Na guerrilha, na prisão e na Presidência do país, ele deu um basta à segregação entre brancos e negros.

ALUNOS DA PROFESSORA LILIAN EM RITMO DE COPA, NAVEGAM NA INTERNET PESQUISANDO CURIOSIDADES DO CONTINENTE AFRICANO.


A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana .
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.

De 1948 a 1993/1994, a estrutura política e social é baseada no Apartheid, o sistema legalizado de discriminação racial que manteve o domínio da minoria branca nos campos político, econômico e social.
Principais feriados nacionais sul-africanos
- 27 de Abril: Dia da Liberdade (comemorada as primeiras eleições livres após o apartheid



- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o apartheid


- 24 de setembro: Dia da Hereditariedade (comemorada a diversidade cultural e étnica


O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas, por vezes ocupando partes do "Continente Negro" por largos períodos. A estrutura atual de África, no entanto, é muito recente – meados do século XX – e resultou da colonização européia


Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.

6 comentários:

Unknown disse...

Achei legal,saber um poquinho das curiosidades do Continente Africano
Acheii muiiito bom saber que,a África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares.É bom sempre saber um pouquinho de cada coisa !!

Unknown disse...

Nós Achamos Muito Interresante.Tem muitas coisas legais eee...
Fala sobre coisas que nós não sabiamos sobre a copa.
Que o Egito Foi o Primeiro estado a Forma-se na África


Aguiberto e Igor

Unknown disse...

Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2.197 a.C.

Aguiberto e Igor 8º C

Unknown disse...

Eu achei muito interessante este assunto principalmente- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o Apartheid

ALUNO:LUCAS RAFAEL
TURMA:8 ano ''c''

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá, Gilvânia

Obrigada pela visita. Seu espaço está ótimo, com atividades muito ricas.Parabéns!

Abraços
Gládis

kairo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.