domingo, 5 de setembro de 2010

AULA DE HISTÓRIA NA REVISTA BIBLIOTECA NACIONAL

 


Documentos históricos podem levar a equívocos em sala de aula quando encarados com prova dos fatos

3 comentários:

Argentino Neto disse...

Professora Gilvania, estou seguindo o seu blog. Convido-te a conhecer o meu e se gostares, segue-o também, para mim será uma honra.

Gilvaniadmc disse...

É necessário destacar que apesar da iconografia ser um excelente meio para se ler um tempo histórico ou, pelo menos, porções deles, devem ser exploradas com muito cuidado, pois nelas estão embutidas as escolhas do produtor e todo o contexto no qual foi concebida, idealizada, forjada ou inventada. A imagem não é a realidade histórica em si, mas traz porções dela, traços, perspectivas, induções, códigos, cores e formas nela cultivadas.

Gilvaniadmc disse...

Portanto, cabe a nós, professores, juntamente com o aluno, indagar, desconstruir essas e outras fontes, decodificar os ícones e torná-los inteligíveis, identificando seus filtros, enfim, tomá-los como testemunhos que subsidiam a versão do passado e do presente, também plena de filtros contemporâneos, de vazio e de intencionalidades.