Este espaço tem por objetivo registrar projetos e propostas pedagógicas realizadas na Escola Estadual professor José Fernandes Machado,assim como,oferecer fontes de pesquisa para auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.
É necessário destacar que apesar da iconografia ser um excelente meio para se ler um tempo histórico ou, pelo menos, porções deles, devem ser exploradas com muito cuidado, pois nelas estão embutidas as escolhas do produtor e todo o contexto no qual foi concebida, idealizada, forjada ou inventada. A imagem não é a realidade histórica em si, mas traz porções dela, traços, perspectivas, induções, códigos, cores e formas nela cultivadas.
Portanto, cabe a nós, professores, juntamente com o aluno, indagar, desconstruir essas e outras fontes, decodificar os ícones e torná-los inteligíveis, identificando seus filtros, enfim, tomá-los como testemunhos que subsidiam a versão do passado e do presente, também plena de filtros contemporâneos, de vazio e de intencionalidades.
3 comentários:
Professora Gilvania, estou seguindo o seu blog. Convido-te a conhecer o meu e se gostares, segue-o também, para mim será uma honra.
É necessário destacar que apesar da iconografia ser um excelente meio para se ler um tempo histórico ou, pelo menos, porções deles, devem ser exploradas com muito cuidado, pois nelas estão embutidas as escolhas do produtor e todo o contexto no qual foi concebida, idealizada, forjada ou inventada. A imagem não é a realidade histórica em si, mas traz porções dela, traços, perspectivas, induções, códigos, cores e formas nela cultivadas.
Portanto, cabe a nós, professores, juntamente com o aluno, indagar, desconstruir essas e outras fontes, decodificar os ícones e torná-los inteligíveis, identificando seus filtros, enfim, tomá-los como testemunhos que subsidiam a versão do passado e do presente, também plena de filtros contemporâneos, de vazio e de intencionalidades.
Postar um comentário