terça-feira, 21 de setembro de 2010

HISTORIA VIVA:Avatar, fábula anticolonialista


O BLOG DA REVISTA HISTÓRIA VIVA NOS TRÁS ESTA EXCELENTE MATÉRIA PARA SER TRABALHADA COM NOSSOS ALUNOS

Avatar, fábula anticolonialista
Basta fazer um teste: substitua “Pandora” por “América”, “África” ou “Oceania”; “na’vi” por “incas”, “maias”, “astecas”, “guaranis”, “moicanos”, “iorubás”, “malinkés”, “ibos”, “haussás”, “sussus”, “zulus” ou “maoris”; “povos do céu” por “portugueses”, “espanhóis”, “ingleses”, “franceses”, “holandeses” ou “americanos”.

A PARTIR DESTA PERSPECTIVA E DO USO INTEGRADO DAS MÍDIAS, A PROFESSORA VERBENA, TRABALHA COM OS ALUNOS A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA.
CONSIDERAÇÕES DOS ALUNOS : veja nos comentários

16 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi,Gilvânia:
fizemos um comentário parecido com este seu, quando assistimos o filme.Mudam-se as eras, mas....
Obrigada pelo comentário no blog Leitura.

Abs

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BOB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O filme Avatar chamou a atenção de muitos brasileiros. Podemos fazer uma relação com a colonização da América. O povo invasor (terráqueos) foram atrás de riquezas em Pandora; Assim como os europeus aqui na América. A diferença é que, aqui, os indigenas não se (re) uniram e combateram os invasores, como acontece com os povos retratados pelo filme. wanderlan 1ºb

BOB disse...

Bom, no meu ponto de vista, tem vários aspectos parecidos com a colonização. Mais no filme avatar, quando os chamados “COLONIZADORES” quiseram tomar sua terra, os nativos de lá se juntaram para defender sua terra. Ao contrario dos povos daqui, da América, que quando chegaram os espanhóis, portugueses, franceses e holandeses para invadir nossas terras, eles não se juntaram como no filme Avatar. Os nativos daqui (os índios), não tiveram nenhuma chance contra os colonizadores. Os colonizadores além de terem armas poderosas, tinham cientistas para estudarem seus territórios, costumes e seus estilos de vida. E também vinham com uma conversa assim... “ TE DOU UMA COISA, E VOCÊ ME DÁ OUTRA EM TROCA”. Eles eram muito espertos, sabiam conversar, e os nativos daqui não tinham nada a falar, entregavam logo suas riquezas naturais. Bom, espero que isso tenha ajudado a entender e explicar a relação entre o filme Avatar e a colonização da América.

NOME: Renan da Silva Fernandes
Serie: 1 ANO “ B “

Unknown disse...

A DIFERENÇA É A (RE)UNIÃO

Apesar de ser uma atividade de grande importância é muito bom aprender a analisar o que se passa no nossa História e no nosso dia-a-dia.

Analisando o filme Avatar com a colonização, vimos que tinha grandes riquezas para explorar por exemplo:
No filme Avatar os humanos queriam explorar o planeta dos na'vi para conseguir um Metal muito precioso, só que os na'vi queriam proteger o planeta, porque todo o planeta contia vida.
Nas colonizações os objetivos eram o mesmo, os português invadiam as terras que chamamos de Brasil para explorar suas riquezas naturais. Mas com tudo isso, no planeta Pandora os nativos se reuniram para ganhar o seu direito de viver no seu mundo e acabaram vencendo. E os índios da América não se reuniam e acabaram perdendo o seu mundo, o seu território. Analisando eu vi que o filme Avatar e a colonização tem muitas coisas em comum.


NOME: Daniele Rodrigues de Oliveira
SÉRIE: 1 ANO ''B''

kairo disse...

Olá, Gilvânia

Obrigada pela visita. Seu espaço está ótimo, com atividades muito ricas.Parabéns!

Abraços
Gládis

17 de junho de 2010 11:46
Blogger kairo disse...

A colonização do Brasil e a colonização mostrado no filme AVATAR são bem parecidas, pois demostram uma realidade de povos destintos e de colonizações parecidas.
Foram colonizados através de povos estrangeiros de poder maior, com conhecimento tecnológico bem avançado, atos de brutalidade foram aplicados a tais regiões de colonização .
Na colonização riquezas da região foram destruidas; aqui no Brasil temos o exemplo claro do pau-brasil , alguns animais silvestres.
Houve escravismo do poder português tanto como no filme , pessoas se machucaram pois não aderiram a colonização do poder maior .
Com a colonização vieram virus que em tal local não havia , e muitos morreram pois não tinham imunidade para conter tal virus , mas ao passar do tempo tal imunidade foi criada para controlar os virus .
Diferente da historia onde , os brasileiros foram colonizados pelos portugueses , no filme os povos não foram , porque os povos se uniram para combater os colonizadores; já no Basil o povo era desunido e facilitou a colonização do país. Esse foi um exemplo claro que “ a união faz a força “ .


Kairo Cassiano Andrade
nº: 23

Unknown disse...

Dois Universos e uma só História

Os filmes estudados relatam a infeliz história de uma sociedade tecnologicamente superior a outra, que invadem os territórios de outras sociedades para se enriquecerem com a exploração de minério.
O filme Avatar mostra a luta dos Na'vis para proteger seu planeta, e, o mais importante, proteger suas árvores, nas quais eram como Deuses para eles. O “Povo do Céu”, como os Na'vis chamavam os humanos, queriam apenas as riquezas contidas em Pandora, o planeta dos Na'vis.
Na colonização da América a história foi bem parecida, os espanhóis invadiram a América em busca de riquezas, porém se depararam com tribos indígenas, que assim como os Na'vis, não queriam abandonar suas terras. Aos poucos, devido a disparidade tecnológica, as tribos foram sendo exterminadas e alguns até escravizados. Os Na'vis, diferente dos índios, conseguiram se unir para derrotar o “Povo do Céu”. Os índios guerreavam entre si, e, por isso, acabaram sendo derrotados facilmente pelos espanhóis.
Os Na'vis ganharam a batalha com sua força de união, já os índios escravizavam pessoas de seu próprio povo e terminaram sendo mortos.
Ambos os filmes mostram praticamente a mesma história, porém deixam claro uma coisa: a união pode fazer toda a diferença.



José Vitor
1º ano “B”

Unknown disse...

Avatar um ser imortal



Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu tais como (Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade. E a personificação de algo ou alguém; a representação de um jogador virtual num jogo eletrônico ou online.
Os humanos descobriram um novo local, tal qual possui um mineral muito valioso para eles e possui os seus próprios nativos com seu jeito diferente de viver e ver o mundo. Assim como na colonização espanhola, que viu o território americano e descobriu que havia grandes quantidades de ouro ali (muito valioso), os índios nativos da região assim como os Na'vi do filme também se encontram. Ambos retratam o descobrimento de lugares novos, com sua própria população, e também, com recursos naturais muito valiosos, requeridos pelo sistema econômico, visando o lucro. Os humanos no filme, assim como os espanhóis na colonização, possuíam tecnologia superior, contudo, as batalhas entre eles e os povos nativos acontece, pela busca do recurso requisitado pelo sistema econômico. E todo o reino de Pandora se junta para lutar com os humanos. Os humanos tem muita tecnologia para destruí-los,mas os Na'vi conseguem ganhar a luta com muito esforço.


Paulo José Fernandes dos Prazeres

Gilvaniadmc disse...

O filme Avatar tem relação com à colonização da América no que se refere a luta pela dominação da terra por riquezas. O filme de aborda uma invasão imprópria, por que eles queriam unobtanium, um minério raro que 1Kg valeria milhões.já a colonização da América foram os europeus que invadiram a América para explorar as riquezas naturais , onde os índios foram dominados por serem desunidos. O filme Avatar nos mostra que um povo unido resiste à dominação.Os avatares se uniram para combater os invasores.

Alunos:
Everton Yuri 1ºAno "B"
Arthur Figueiredo 1º Ano "B"

Gilvaniadmc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jose carlos da silva disse...

dois mundos diferentes


Os astecas, na América, não conseguiram vencer a guerra contra os europeus porque eles já tinham problemas demais, porque eles tinham tudo separado e viviam em conflito com tribos diferentes e assim ficou mais fácil para os europeus ganharem. Os astecas prendiam as mulheres e os homens, eles vendiam as mulheres em um comércio na rua, pegavam os homens, tiravam seus corações e cortavam a cabeça, depois jogavam de cima de uma pirâmide os corpos e a cabeça. Esse era um dos costumes deles. Por causa desses costumes eles perderam a guerra contra os espanhóis. Eram desunidos. Se eles fossem unidos com os povos vizinhos, como os Na'vi, no filme Avatar, que chamam toda a população do planeta para lutar contra o inimigo invasor, tinham ganho a guerra. Mesmo com apenas arcos e flechas, contra armas de alta tecnologia, os Na'vi ganharam a guerra por serem unidos.


Nome : José Carlos da silva Nº 06 1ºano B

LUENE-1ºB disse...

As diferenças



Alguns nomes como Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral, nos faz visualizar e analisar a colonização. Eles, os exploradores, buscavam descobrir terras.
A chegada dos espanhóis ao continente americano provocou sérias revoltas entre Portugal e Espanha, que foram resolvidas por negociação. Onde eles chegassem já assinavam papéis dizendo que tinham descoberto as terras, procuravam metais, ouro, pedras valiosas e ameaçavam os povos das aldeias. O filme Avatar analisa, de maneira indireta, que os Terráqueos queriam fazer o mesmo com os Na’vi, do planeta Pandora. E, graças a um homem que deixou sua vida para viver com outros seres, ajudou os Na’vi a entenderem que se eles se unissem podiam ganhar a batalha. Mesmo quase sem armas os Na’vi conseguiram e não permitiram que os Terráqueos tirassem o que era deles.

LAUDICEIA disse...

SEMELHANÇAS ENTRE A COLONIZAÇÃO E O FILME AVATAR


DESDE ANTES DA DESCOBERTA DE OUTROS CONTINENTES OU DE PLANETAS, EXISTIAM MUITAS DÚVIDAS SE EXISTIA OU NÃO VIDA EM OUTRAS PARTES DO PLANETA OU DO UNIVERSO.
UMA DAS SEMELHANÇAS ENTRE ELES, OS COLONIZADORES DA AMÉRICA E OS “DESCOBRIDORES” DO PLANETA PANDORA, É A AMBIÇÃO DO HOMEM E A VONTADE DE EXPANDIR SEUS TERRITÓRIOS, POIS FOI ATRAVÉS DESSA VISÃO DE PODER QUE OS FEZ EXPLORAR O DESCONHECIDO.
OUTRA SEMELHANÇA ENTRE OS DOIS FILMES É QUE NA VERDADE O QUE OS HOMENS REALMENTE PROCURAVAM ERAM AS RIQUEZAS OU ALGO QUE PUDESSE OS BENEFICIAR. A CHEGADA DOS COLONIZADORES NÃO FOI BEM VISTA POR ALGUNS NATIVOS, QUE NÃO QUERIAM ENTREGAR SUAS RIQUEZAS, OU SEJA, A NATUREZA, DE “MÃO BEIJADA”, O QUE PROVOCOU UMA VERDADEIRA GUERRA ENTRE NATIVOS E COLONIZADORES.

José Jhonata 1º ano “B” nº 7 disse...

Material precioso

O filme Avatar fala sobre uma tentativa de invasão do planeta Pandora para extrair um mineral muito valioso. Assim como os espanhóis na América do século XV.
Os povos Europeus queriam explorar outras terras para encontrar algo de valor. Os colonizadores vieram para explorar algum tipo de riqueza, o mais importante era o ouro.
Os Portugueses vinham para América para também encontrar ouro, mas só encontraram índios e árvores grandes, porém não encontraram ouro de imediato. Mas em compensação tiveram uma terra muito fértil que produziram a cana-de-açúcar. Ambos, espanhóis e portugueses, destruíram as terras e as culturas dos povos nativos.
No planeta Pandora o povo do céu, como os humanos eram chamados, queriam dominar esse planeta para extrair um material de grande valor, mas os nativos se uniram para derrotar esse grande inimigo e conseguir a sua paz.


José Jhonata
1º ano “B”
nº 7

Gilvaniadmc disse...

A batalha entre dois mundos
No filme Avatar eu entendi que os Na'vi eram um povo unido e que morava em grandes árvores e que a sua estrutura física era mais forte que a dos humanos e eles respeitavam muito a caça e usavam armas como arco e flechas de madeira e pedras .
Na aldeia dos Na'vi chegou um alienígena em um corpo de nativo para aprender seus costumes, jeito de caçar e mais coisas, mas só que ele se apaixonou por uma nativa. E então os outros que estavam com o alienígena invadiram o planeta de Pandora em busca de destruir suas árvores para explorar suas riquezas, mas não conseguiram vencer os na'vi porque os na'vi fizeram um plano e conseguiram vencer os alienígenas.
A América foi povoada por índios durante muito tempo e com o passar dos tempos desenvolveram comunidades como os astecas, mas eles eram um povo desunido e por isso foi que eles não conseguiram vencer os europeus.
Aluno: Magnus kelly conrado da costa.