quinta-feira, 7 de julho de 2011

CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL E O HIPERTEXTO


Quando pensamos em aprendizagem, precisamos pensar nos caminhos que melhor nos conduzam a este processo. Acredito que esses meios precisam ser trabalhados a partir da perspectiva metodológica que privilegie a descoberta, a produção, a criação e a autoria tornando o professor e o aluno autores e criadores do processo educacional. O computador, por exemplo, pode atender as essas necessidades. Mas para promover este tipo de aprendizagem, devemos nos apropriar das novas tecnologias e estudar possibilidades de uso desta nova ferramenta como mais um recurso didático facilitador do processo de aprendizagem.

Ao navegarmos por um hipertexto percebemos que os seus mecanismos de aprendizagem são os mais diversos, entre eles podemos identificar: a auto - aprendizagem, a curiosidade, a exploração e a capacidades de selecionar informação. Essa nova configuração textual por permiti a reunião de um grande número de textos, nos oportuniza, uma manipulação mais agradável.Ao navegarmos usando o recurso do hipertexto, percebemos que por mais que o objeto de estudo seja o mesmo, vislumbram-se novas possibilidades, de leituras. Podemos neste mesmo suporte ter acesso a conteúdos complementares sem que para isso tenhamos que acessar outro site. Quando visitamos a Wikipédia podemos , mais do que pesquisar nela, podemos modificá-la, acrescentar, ampliar, corrigir e aprimorar informações. Somos levados por caminhos diversos a escolher e interagir. Os seus links nos leva a uma aprendizagem ativa, significativa, por descoberta, onde assimilamos conceitos estabelecendo relação entre eles . No entanto Apesar dos benefícios já citados em relação ao hipertexto,acho interessante destacar as colocações do historiador e pesquisador da história do livro Roger chartier ,para ele, a comunicação eletrônica dos textos ,não permite por si mesma o saber necessário a sua compreensão e utilização.Pelo contrário o navegador digital corre o grande risco de perder-se totalmente em arquipélagos textuais.Portanto cabe ao professor ,na condição de mediador, dar um encaminhamento metodológico neste processo. IMPRESSÕES DOS ALUNOS AO TRABALHAR COM HIPERTEXTO

Foi muito interessante trabalhar com o hipertexto, porque eu não sabia o que era realmente . A importância do hipertexto para pesquisa é interessante porque trabalhando com ele não precisamos entrar em outros sites e ao clicarmos em cima das palavras destacadas, entramos em outros assuntos complementares . É essa a conclusão que eu Luciana e minha amiga Fabrícia tiramos sobre o hipertexto.1° ano A

Nenhum comentário: