quarta-feira, 9 de junho de 2010

ENSINO DE ARTES NO CONTEXTO DA COPA

Você sabia que a Copa surgiu para curar as feridas da Primeira Guerra
Eleito presidente da FIFA em 1921, Jules Rimet tinha o projeto de usar o futebol para aproximar os povos após o conflito. Em 1930, o sonho se tornou realidade: há 80 anos nascia o evento esportivo mais popular do mundo


Não podemos deixar de ver a Copa do Mundo na África do Sul como um momento para oportunizar ao aluno reflexões sobre o apartheid e o papel do grande líder Nelson Mandela neste processo. Na guerrilha, na prisão e na Presidência do país, ele deu um basta à segregação entre brancos e negros.

ALUNOS DA PROFESSORA LILIAN EM RITMO DE COPA, NAVEGAM NA INTERNET PESQUISANDO CURIOSIDADES DO CONTINENTE AFRICANO.


A África é o lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas representam populações muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Alguns países possuem mais de 70 diferentes grupos étnicos. Todas estas tribos e grupos possuem culturas que são diferentes, mas representam o mosaico da diversidade cultural africana .
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.

De 1948 a 1993/1994, a estrutura política e social é baseada no Apartheid, o sistema legalizado de discriminação racial que manteve o domínio da minoria branca nos campos político, econômico e social.
Principais feriados nacionais sul-africanos
- 27 de Abril: Dia da Liberdade (comemorada as primeiras eleições livres após o apartheid



- 16 de junho: Dia da Juventude (quando ocorrem protestos em Soweto contra o apartheid


- 24 de setembro: Dia da Hereditariedade (comemorada a diversidade cultural e étnica


O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas, por vezes ocupando partes do "Continente Negro" por largos períodos. A estrutura atual de África, no entanto, é muito recente – meados do século XX – e resultou da colonização européia


Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

NTE- APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


Acredito que podemos inserir as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no ambiente escolar na medida em que as encaramos como um desafio que passa primeiramente, pela busca da formação docente, pelo conhecimento das especificidades e potencialidades dessas mídias, entendendo que temos que trazer essa realidade para espaço escolar com qualidade, integrando-as ao currículo escolar com projetos que leve o nosso alunado a pôr a mão na massa objetivando um saber contextualizado, a formação de competências que levem a contextualização do saber, a dar sentido ao que aprendizado, aplicando-as em situações reais da vida. Segundo Pedro Demo, não devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.