quinta-feira, 27 de maio de 2010

CURIOSIDADES REFERENTES AO 1º DE MAIO PESQUISADAS POR ALUNOS DA ESCOLA




No dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, como forma de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Esta lista vai mostrar algumas curiosidades relacionadas ao Dia do Trabalho.

Esta atividade nos oportunizou um momento de aprendizagem por descoberta, como também, uma reavaliação e reflexão acerca das potencialidades dos sites disponíveis na Internet que nos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Encontramos material para as mais diversas áreas educacionais .
VOCÊ SABIA QUE:

A palavra trabalho tem sua etimologia na palavra latina "TRIPALIUM", que na Roma antiga era um instrumento de tortura empregado nos castigos a escravos e aos que não pagavam seus impostos.

Se pararmos pra refletir, perceberemos que, o modelo de produção empregado no sistema capitalista, não passa de uma "tortura" mesmo, e isso não se restringe só a mão-de-obra, mas também aos consumidores.



Há 2.000 anos, os romanos realizavam no dia 1º de maio rituais para as deusas Flora e Maia, seres femininos relacionados às flores e aos cereais. As cerimônias anunciavam a chegada da primavera na Europa. Nem mesmo os escravos trabalhavam nesse dia.

- Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horária pela qual eram submetidos - 13 horas diárias. A proposta era reduzir para 8 horas diárias, como é hoje (geralmente...).


- Além da diminuição da carga horária, os trabalhadores também exigiam descanso semanal remunerado e um período anual de férias, direitos trabalhistas que ainda não existiam na época.

- A escolha da data de 1° de maio ocorreu para homenagear os trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos. No entanto, as mortes só passaram a ocorrer a partir do dia 03 de maio.

- Apesar da escolha da data ter sido feita por membros da Segunda Internacional Socialista, os oito organizadores das manifestações eram militantes anarquistas, não socialistas.

- Os organizadores das manifestações foram denominados Mártires de Chicago. No monumento erguido a eles, estava o seguinte epíteto: "Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam".



- Em 23 de Abril de 1919, o senado francês proclamou feriado nacional no dia 1° de Maio. Em 1920, foi a vez da União Soviética. Aqui no Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925.

- Os Estados Unidos não comemoram o Dia do Trabalho no dia 1° de maio, e sim na primeira segunda-feira de setembro. Na Austrália comemora-se a data em duas ocasiões: na parte ocidental, em 04 de março e, na parte meridional, em 07 de outubro.
.
- Mesmo sendo um feriado nacional no Brasil, a Bahia ficou 55 anos sem comemorar a data porque os governantes acreditavam que era uma contradição não trabalhar no dia do Trabalho (hehehe).

3 comentários:

Gilvaniadmc disse...

O Objtivo é utilizar a internet para que o aluno reflita criticamente sobre as informações encontradas, atribuir-lhes significados, identifiquem o que é relevante,

Gilvaniadmc disse...

Esta atividade nos oportunizou um momento de aprendizagem por descoberta, como também, uma reavaliação e reflexão acerca das potencialidades dos sites disponíveis na Internet que nos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.

Gilvaniadmc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.