quinta-feira, 10 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: o ensino deve estar voltado para levar o aluno a respeitar as diversidades

A perspectiva de um ensino com conteúdo pronto e acabado está sendo substituída pela problematização deste conteúdo, onde o professor deve ser visto como um construtor dos conhecimentos e não como um repassador de conteúdos. Portanto, a partir de problemáticas contemporâneas deve-se selecionar conteúdos significativos por meio da escolha de temas que respondam a esses problemas .GilvaniaA históriadora Mary Del Priore ,em entrevista a revista ISTOÉ , aborda este tema com muita propriedade,vejam:
Mary Del Priore
"O espelho é a nova submissão feminina"

Um comentário:

Gilvaniadmc disse...

Esta entrevista nos trouxe uma boa fundamentação para trabalharmos com esta temática, tendo em vista que o ensino deve estar voltado para levar os alunos a respeitar as diversidades.Segundo Antonia Terra de Callazans Fernandes em seu texto reflexões sobre o ensino de historia. As tendências historiográficas atuais apontam no sentido do historiador investigar os mais diversos temas, valorizando aqueles que comumente não eram pesquisados, porque não abordavam os grupos sociais vencedores ou porque não se encaixavam nas grandes visões processuais da história, que encadeiam épocas e ações humanas. Assim, hoje são estudados temas como: a mulher, os bandidos, as crianças, os loucos, os operários, os negros, os índios, ou temas como: as vestimentas, as comidas, o casamento, o lazer, a morte, a literatura, a arte, a música, a sexualidade, as fotografias, as representações da natureza, a habitação – temas geralmente ligados a costumes, ao cotidiano e às mentalidades.