sábado, 16 de agosto de 2008

A AMAZÔNIA EM QUESTÃO

A Amazônia em questão
A idéia de trabalhar com esse tema partiu de questionamentos trazidos pelos alunos do 9ºA da Escola Estadual professor José Fernandes Machado para o ambiente escolar.
Interessados em entender de forma mais detalhada o que vem sendo apresentado pela mídia sobre o desmatamento da floreta amazônica e suas conseqüências ambientais, o alunos propuseram ao professor de português uma pesquisa na Internet.
A partir desse tema, foram levantadas e identificadas questões relacionadas ao meio ambiente e as ações que o governo vem adotando em relação à preservação da Amazônia.

A AMAZÔNIA EM PERIGO

A foto destacada acima retrata o perigo que a Amazônia está passando com o desmatamento e o comércio ilegal de animais e troncos de árvores raros em extinção .
Essa placa também mostra a criminalidade da venda da fauna e flora em ambientes preservados da nossa Amazônia e do Brasil.
ROBSON E RONALD. 9ºA.

O desmatamento na Amazônia

O bem mais precioso que nós temos é a natureza. Mais cada dia que passa o bicho homem destroi tudo. Essas imagens nós escolhemos, pois elas relatam o que o homem faz com a natureza, porque nós só sobrevivemos com a natureza, mais o homem só pensa na riqueza própria, não liga para as outras pessoas só pensa em si .
As queimadas prejudicam o ar que nós respiramos, e também prejudicam os animais porque é onde eles vivem.
O motivo também de nós termos escolhidos essa imagens, é porque a ficamos muito comovidas, com o que o homem é capaz de fazer contra ele mesmo, porque isso que eles fazem, são eles mesmo que são prejudicados.
Ana e Gabriela 9ºA

Quando falamos em desmatamento na Amazônia é comum as pessoas confundirem a região citada acima com o Estado do Amazonas, o que limita a compreensão do verdadeiro problema que essa região enfrenta. Em toda a região amazônica calcula-se que cerca de 26.000km são desmatados todos os anos.
Além de afetar a biodiversidade (a Amazônia possui mais de 30% da biodiversidade mundial), o desmatamento na Amazônia afeta, e muito, a vida das populações locais, que sem a grande variedade de recursos da maior bacia de água doce do planeta se vêem sem possibilidade de garantir a própria sobrevivência, tornando-se dependentes da ajuda do governo e de organizações não governamentais. JOANA E INDIAN 9ºA


As imagens mostram o desmatamento que ocorre na região da Amazônia.
Quando falamos em desmatamento na Amazônia é comum as pessoas confundirem a região citada acima com o Estado do Amazonas, o que limita a compreensão do verdadeiro problema que essa região enfrenta. Em toda a região amazônica calcula-se que cerca de 26.000km são desmatados todos os anos. Além de afetar a biodiversidade (a Amazônia possui mais de 30% da biodiversidade mundial), o desmatamento na Amazônia afeta, e muito, a vida das populações locais, que sem a grande variedade de recursos da maior bacia de água doce do planeta se vêem sem possibilidade de garantir a própria sobrevivência, tornando-se dependentes da ajuda do governo e de organizações não governamentais.
JOANA E INDIAN 9ºA

Está imagem mostra, o efeito do desmatamento e da queima das árvores na Amazônia. A nossa natureza está pedindo socorro, nossos animais estão ficando extintos por que seu habitat está sendo destruído. E o tempo está se acabando, pois o aquecimento global está cada vez pior. O tempo é curto, mas ainda da para salvar o que ainda nos resta.
Fernando e Kainara:9ºA

Um comentário:

Maíra Leal disse...

oi Gilvânia, como prometi passei aqui, e adorei o que vi. Durante muito tempo pensei que a educação de nível superior fosse a mais importante, mas vendo o seu trabalho, sabendo que eu en parte sou fruto dele, fico feliz em dividir o mesmo espaço de trabalho contigo sabendo o quanto você preza pelos seus alunos e por aquilo que realmente faz a diferença, a educação do ensino médio e seus alunos.