sábado, 30 de junho de 2007

HISTÓRIA VIVA

"o que diferencia o homem do animal é o exercício do registro da memória humana" Vygotsky


Queijo e os Vermes, CARLO GINZBURG
Inovadora Investigação da Cultura das Classes Subalternas na Idade Média. Um obscuro herege do século XVI é resgatado do esquecimento por Carlo Ginzburg em O queijo e os vermes. A partir daí nasce não uma dissertação acadêmica, mas uma das mais apaixonantes histórias sobre a Inquisição e sobre a cultura popular e erudita da época, por meio da vida de Menocchio, o moleiro, e sua espantosa cosmogonia: "... tudo era um caos, isto é, terra, ar, fogo e água juntos, e de todo aquele volume se formou uma massa, do mesmo modo como o queijo é feito do leite, e do qual surgem os vermes, e esses foram os anjos...".
A ESCOLA DOS ANNALES : (1929-1989) A REVOLUÇÃO FRANCESA DA HISTORIOGRAFIA PETER BURKE
Primeira publicação que narra a história do movimento surgido na França, agrupado em torno da revista dos Annales. Ao dar estatuto de objeto de análise histórica a dimensões da vida privada, a Escola dos Annales abriu uma ter...


A História antiga e medieval nos livros didáticos: Uma avaliação geral Os livros didáticos são uma das principais estruturas e veículos do ensino nos dias de hoje. Diversos estudos já demonstraram a sua importância na propagação nos conteúdos de história, mas existem divergências sobre os mecanismos desta propagação, alguns considerando os mesmos como negativos e outros se posicionando de maneira positiva ou neutra. Nossa intenção neste ensaio é fazer uma sistematização do que já foi pesquisado sobre os conteúdos específicos de história antiga e medieval nos livros didáticos (que abreviamos neste momento para LDs) e acrescentar algumas reflexões críticas sobre outros pontos relacionados ao tema. leia mais
http://www.klepsidra.net/Apologia da História,última obra de Bloch,escrita no campo de concentração.
Escola dos AnnalesOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.(Redirecionado de Escola de Annales)



http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
Os módulos desta seção analisam, de forma simples e elucidativa, fatos e conjunturas que marcaram a história do Brasil republicano.

sábado, 2 de junho de 2007

FILMES PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA


Filmes


Baile Perfumado
Amigo do padre Cícero, o fotógrafo Benjamim Abrahão, parte para o sertão nordestino, para filmar Lampião e seu bando nos anos 30.

1492 - A Conquista do Paraíso
O filme de Ridley Scott que tem Gerard aíso
Depardieu no papel principal, focaliza o principal momento da expansão marítima espanhola, quando em 1492 Cristóvão Colombo tentou atingir o Oriente navegando para o Ocidente.

Olga
Baseado no best seller de Fernando Moraes. Vale a pena conferir e trabalhar em sala de aula.